Informação sobre hérnia, causas, sintomas e tratamento da hérnia do disco lombar, inguinal, perineal, epigástica, obturadora umbilical e outras,, identificando o seu diagnóstico, com dicas que permitam a cada pessoa promover a sua prevenção.


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tratamento cirúrgico na hérnia de disco lombar

O Tratamento cirúrgico na hérnia de disco lombar é aplicada em pacientes com hérnia de disco confirmada por imagem e ciática com sintomas persistindo por mais de 3 a 6 semanas, sendo a cirurgia superior ao tratamento não operatório com relação ao alívio dos sintomas e à melhora funcional.
A melhora clínica e funcional dos pacientes operados não resulta em  maior número de retorno desses pacientes ao trabalho, quando comparados ao grupo não operado.
Pacientes operados apresentam alívio mais rápido da dor radicular, no entanto, no decorrer de um ano de seguimento, os resultados clínicos e funcionais dos pacientes operados e não operados são semelhantes.
O índice de reoperação é de 6% com um ano de seguimento, 8% com 2 anos, 9% com 3 anos, e 10% com 4 anos. Aproximadamente 50% dessas operações são decorrentes da recidiva da hérnia discal lombar no mesmo nível operado.
Quando a dor ciática é provocada com o paciente sentado, existe benefício maior da cirurgia na comparação com o tratamento conservador. Naqueles em que a dor ciática não é provocada com o paciente sentado, o benefício da cirurgia em relação ao tratamento conservador não é notado.
A recuperação mais rápida dos pacientes operados até 6 semanas é vantagem econômica para a sociedade civil, quando comparada a dos pacientes em tratamento conservador prolongado. Deve-se ressaltar, entretanto, que o melhor tempo para a cirurgia ainda não está cientificamente bem definido.